Negócios no Mundo

A competição brutal jamais vai acabar

Por Jonildo Bacelar

Nos anos 1990, o sociólogo italiano Domenico De Masi divulgou alguns trabalhos em que defendia que a crescente produtividade do trabalho humano deveria resultar em mais tempo para o lazer. De Masi também defendia que o próprio ócio era importante para o aumento da produtividade. Seus textos ainda fazem grande sucesso, principalmente entre a turma sombra e água fresca. O que poucos sabem é que as publicações de De Masi foram um produto de seu próprio regime frenético de trabalho.

A competição é inerente à natureza humana e tem raízes na conquista de espaço para a sobrevivência e aumento da prole. Ela está impregnada em cada célula do corpo humano.

Até meados do século 20, nações competiam principalmente pela conquista de mais territórios, mas os muitos milhões de mortos nas duas guerras mundiais resultaram numa correção de rumo para benefício da humanidade. Hoje, o poder das nações é medido principalmente por sua penetração econômica nas demais.

Empresas modernas como Amazon, Google e Microsoft permitem que seus empregados pratiquem esportes durante o horário de expediente, além de outras atividades de lazer. Mas não entenda errado, trabalha-se muito mais nessas empresas do que, em média, nas demais. Elas possuem uma vocação corporativa para atrair mentes muito competitivas. Foca-se na produção de cada um, no feedback, e não no número de horas trabalhadas. O resultado, entretanto, é, de certa forma, perverso, pois trabalha-se muito mais do que nas outras empresas, em geral. Um artigo do The New York Times (Wrestling Big Ideas in a Bruising Workplace) mostra, por exemplo, que na Amazon pode-se trabalhar 80 horas por semana e algumas políticas empresarias são impiedosas.

 

O Centro William Rappard, sede da OMC (Organização Mundial do Comércio), em Genebra, na Suíça. Desde 2013, o baiano Roberto Azevêdo é o Diretor Geral da OMC.

 

 

WTO

 

Copyright © Guia Geográfico - Negócios internacionais. Erhverv, Podnikání, Negoci, Poslovanje.

 

Noticias

 

Mapas

 

Busca Temática

 

Singapura

 

 

Busca Temática

Economia

Negócios

 

 

 

 

 

 

Lightmotif / Blatt - divulgação

 

 

 

 

 

Gente Imagens