Educação

 

O Terreiro de Jesus, em Salvador, sua fonte do século 19 e, ao fundo, parte das principais instalações dos jesuítas na América Lusitana.

Os jesuítas foram os principais educadores do Brasil até 1759, quando foram expulsos por questões políticas. Salvador abrigou a primeira escola elementar e a primeira universidade do Brasil. No século 16, os jesuítas já ministravam cursos superiores em filosofia e artes em seu Colégio da Bahia.

Na foto, à esquerda, vê-se o mais belo exemplar da arquitetura jesuítica no Brasil, atualmente, a Catedral Basílica de São Salvador. À direita, as instalações da Faculdade de Medicina da Bahia, a primeira do Brasil, fundada em 1808.

 

Busca Temática

 

Jasuitas

 

O pernambucano Paulo Freire (1921-1997), Patrono da Educação Brasileira e doutor honoris causa por muitas universidades, incluindo Harvard, Cambridge e Oxford. É considerado, por muitos, um dos mais importantes pedagogos do mundo, na história recente. Paulo Reglus Neves Freire nasceu em Recife, onde estudou Direito e foi professor da Universidade Federal de Pernambuco. Entre suas mais importantes contribuições está seu método para a educação de adultos.

 

Historia Brasil

 

Arte

Esporte

Geografia

História

Museus

Música

Notícias

Pesquisa Escolar

Saúde

Universidades

 

Educação

 

Academias ciencias

 

Busca Temática

 

 

Copyright © Guia Geográfico - Fontes de pesquisa e cultura.

 

Educação

 

 

 

 

 

Ronaldo Silva