Engenharia

Engenharia é a arte de aplicar conhecimentos científicos e empíricos à criação de estruturas, dispositivos ou processos para a conversão de recursos existentes em novas formas adequadas ao uso.

 

 

Antônio RebouçasOs Baianos Rebouças

Antônio Pereira Rebouças Filho (1839 -1874) nasceu em Cachoeira, na Bahia. Bacharel em Ciências Físicas e Matemáticas pela Escola Militar, especializou-se em construção de estradas de ferro e portos marítimos, na Europa. No Brasil, foi um dos responsáveis pela construção da Estrada de Ferro Curitiba-Paranaguá, do prolongamento da ferrovia de Campinas a Rio Claro, entre outras obras.

Seu irmão, André Pinto Rebouças (1838-1898), serviu como um destacado engenheiro militar na Guerra do Paraguay e realizou importantes obras para o abastecimento de água na cidade do Rio de Janeiro e a construção das docas da Alfândega.

A família Rebouças é homenageada em várias cidades do Brasil, como a Avenida Rebouças, em São Paulo, o túnel Rebouças, no Rio de Janeiro, a rua Eng. Antônio Rebouças, em Porto Alegre, o bairro Rebouças, em Curitiba, o município Rebouças - PR, entre outras.

Mais: Antônio de Lacerda, o visionário construtor do Elevador que leva seu nome, o maior elevador público do mundo quando inaugurado em 1873.

 

 

A Estrada de Ferro Curitiba-Paranaguá. Uma das pérolas da Engenharia brasileira do século 19.

 

Busca Temática

 

Ferrovia Parana

 

Carro antigo Brasil

 

Copyright © Guia Geográfico - Construção Civil

Negocios

 

 

Urbanismo

 

Historia automovel

 

Arquitetura

 

 

 

 

 

Busca Temática

 

Imagens Engenharia

 

 

 

 

Engenharia

 

 

 

 

Divulgação