Tênis

 

 

 

 

 

A grande Maria Esther Bueno. A maior tenista brasileira e melhor do mundo em sua época exibe seu troféu de campeã de Wimbledon.

A paulistana Maria Esther Bueno venceu três vezes Wimbledon, em simples (1959, 1960 e 1964), e cinco vezes, em duplas. No US Open, foi tetracampeã, em simples e em duplas. Foram fantásticos 589 títulos ao longo de sua carreira, atingindo seu auge no final dos anos 50 e anos 60. Em 1978, ela foi eleita para a International Tennis Hall of Fame.

 

Tênis no Brasil

CBT, Confederação Brasileira de Tênis

TenisBrasil

Tennis View, revista

Revista Tênis

MatchPoint

Tênis Virtual

 

Instituições Internacionais

ATP - Ass. dos Tenistas Profissionais

WTA - Ass. das Tenistas Profissionais

ITF - Federação Internacional de Tênis

Tennis Hall of Fame

USTA - United States Tennis Association

USPTA - U.S. Professional Tennis Ass.

Asociación Argentina de Tenis

Federação Portuguesa de Ténis

Real Federación Española de Tenis

Fédération Française de Tennis

TennisEurope.org

Tennis Ireland  

Tennis Canada

Lawn Tennis Association, Reino Unido

Qatar Tennis Federation

Cosat - Confederação Sulamericana

 

O Erro Conceitual da Bola Pesada

Por Jonildo Bacelar

O peso da bola não muda durante um ponto, a não ser por desprezível perda de feltro ou ar interno. O peso da bola é sempre o produto de sua massa pela aceleração da gravidade, não importa a velocidade imposta pelo tenista.

Esse erro conceitual, comum entre tenistas, prejudica o adolescente em seus estudos na escola, quando lhe é cobrado os conceitos acadêmicos relativos ao movimento dos corpos.

O que o tenista sente quando a bola atinge sua raquete é o impulso provocado pela bola, transferindo sua quantidade de movimento, que é o produto da massa pela velocidade da bola.

Infelizmente, a grandeza física quantidade de movimento não é usada na linguagem popular.

 

Brasil Open

 

 

Rod Laver

 

John McEnroe

 

Esporte

 

O estadunidense John McEnroe em sua movimentação de saque. Com elegância e genialidade, o ex-número 1 do mundo venceu três vezes Wimbledon e quatro vezes o US Open, em simples, durante seu auge: final dos anos 70 e início dos anos 80. Seu domínio nas duplas foi ainda maior. Em 2010, ele abriu a John McEnroe Tennis Academy, em Nova York.

 

Tenista brasileira

 

Torneio

 

Copyright © Guia Geográfico - Tênis, Notícias e Lendas do Esporte

 

 

O australiano Rod Laver, considerado um dos maiores tenistas de todos os tempos. O único a vencer os quatro Grand Slams numa mesma temporada: 1962 e 1969.

 

A tenista baiana Patrícia Medrado desenvolve um dos mais interessantes projetos de ensino de tênis, no Brasil, através do seu Instituto Patrícia Medrado.

A tenista baiana aprendeu a jogar, em Salvador, na Associação Atlética da Bahia. Por 11 anos consecutivos (1974 a 1985) foi a tenista número 1 do Brasil. Alcançou 48ª posição do ranking mundial de simples (1982) e a 9ª em duplas.

 

Artigos e Pesquisas

Tennis Player, artigos em inglês

Advanced Tennis Research Project

Stringforum.net

USTA Player Development

Racquet Sports Industry

 

Gustavo Kuerten, ídolo nacional e tricampeão de Roland Garros. Site oficial do Guga

 

Brasil Open de Tênis, em Costa do Sauípe, litoral norte da Bahia. Em 2012, o ATP 250, passou a ser realizado em São Paulo.

Por décadas, a Bahia tem sediado grandes eventos internacionais de Tênis. O ATP de Sauípe foi por muitos anos o mais importante do Brasil. Também existiu o ATP de Comandatuba, no Sul do Estado. Itaparica também já sediou um ATP por muito tempo, onde jogou Mats Wilander, ex-número 1. O Costa Verde Tennis Clube, em Salvador, abrigou, por vários anos, um dos mais importantes torneios juvenis do País. Hoje, o esporte é um dos que mais crescem no Estado, em número de adeptos.

 

Tenista

 

Guga

 

Tênis no Mundo

Inside Tennis Magazine

BBC Sport, Tennis

Tennis Channel

Tennis News, CNN

LiveScore.com, Tennis

TennisTV.com

International Tennis Hall of Fame

 

Esporte

 

Maria Esther Bueno

 

 

 

Tenista Baiana

 

 

 

 

 

 

Divulgação

 

 Mateus Pereira