Gente

 

Moda

 

A atriz Ava Gardner (1922-1990) no filme Ride, Vaquero (1953).

 

A atriz cearense Florinda Bolkan. Nascida em Uruburetama, Ceará, em 1941, conquistou o cinema italiano nos anos '60 e tornou-se uma das mais famosas atrizes brasileiras no exterior.

 

Carnaval Salvador

 

O poeta e filósofo sergipano Tobias Barreto (1839-1889). Tobias Barreto de Menezes nasceu na Vila de Campos do Rio Real, hoje município de Tobias Barreto, em Sergipe, em 7 de junho de 1839. Formou-se em Direito na tradicional Faculdade do Recife, em 1869, onde também foi professor. De 1871 a 1881, foi editor de um jornal em língua alemã (Deutscher Kämpfer). É o patrono da cadeira 38 da Academia Brasileira de Letras. Sua doutrina relativista influenciou muitos pensadores da época.

 

Carmem Miranda e os compositores baianos Dorival Caymmi (esquerda) e Assis Valente, dos quais Carmem gravou várias composições.

 

A pernambucana Vina Calmon, da Banda Cheiro de Amor, na incrível festa do Carnaval da Bahia.

 

Poeta

 

Criança

 

Carnaval
Baiana

 

Eleição da Miss Bahia 1966, Florianael Portela de Ilhéus, na capa da Manchete. Naquele ano, o Miss Bahia foi prestigiado com a presença de 23 misses, já eleitas, de outros estados, que também desfilaram para promover o evento em Salvador.

Dois anos depois, a Bahia elegeu Martha Vasconcellos, que se tornou a Miss Universo 1968. Mas a miss brasileira mais famosa é outra baiana, Martha Rocha, segundo lugar no Miss Universo 1954.

Até os anos '60, o concurso de Miss era um dos mais concorridos eventos no mundo. A miss eleita tornava-se uma celebridade instantaneamente em sua região.

 

A bela Sophia Loren, a mais famosa atriz italiana. Nascida em 1934 (Lazio, Itália), recebeu o Oscar de melhor atriz em 1961 pela sua atuação em "La Ciociara" (Duas Mulheres).

 

Jeca Tatu, o preguiçoso caipira paulista, personagem de Monteiro Lobato.

O escritor paulista Monteiro Lobato (1882-1948) era natural de Taubaté, interior de São Paulo. Em 1918, ele lançou o livro Urupês e o caipira preguiçoso Jeca Tatu, morador de uma região rural de São Paulo. O personagem paulista tornou-se um clássico nacional e foi imortalizado por Mazzaroppi, em filme de 1959. Amácio Mazzaroppi (1912-1981) era filho de um imigrante italiano e nos anos '50 fazia sucesso com suas chanchadas em que representava um caipira paulista.

Taubaté mantinha um monumento ao Jeca Tatu na praça Dr. Barbosa de Oliveira até 2013, quando Jeca foi retirado para restauração.

 

 

Misses

 

 

Mulheres

Genealogia

Genealogia é o estudo das famílias, da busca de seus ancestrais. Existem instituições especializadas em "cavar" seus antepassados.

É sempre possível ter um antepassado famoso. Por exemplo, considerando-se uma geração de 25 anos, em 300 anos passados você teve mais de quatro mil ancestrais. Em 400 anos são mais de 65 mil. Cresce exponencialmente.

Algumas famílias de nobres incorporavam muitos nomes em seus filhos, facilitando a identificação de seus antepassados. Antes de se tornar imperador, o nome completo de D. Pedro I tinha 18 nomes.

 

Milton Nascimento canta Menestrel das Alagoas, uma composição sua e de Fernando Brandt em homenagem ao senador alagoano Teotônio Vilela (1917-1983).

 

Busca Temática

 

 

 

Natal

 

Artistas

 

Cinema

 

Bahia Turismo

 

Parque Disney

 

O cearense Chico Anysio (1931-2012). Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho nasceu em Maranguape, Ceará, em 12 de abril de 1931. Passou décadas alegrando os brasileiros com seus shows e personagens inesquecíveis. Foi também escritor, radialista e compositor.

 

 

Preguiça

 

Mandela

 

Ava Gardner

 

Atriz Brasileira

 

 

 

Copyright © Guia Geográfico - Gente no Brasil e no Mundo.

 

Desfile de personagens na Disney World, em Orlando, Florida. Entre os principais centros de entretenimento infantil dos EUA.

Mais Parques Temáticos

 

Música Pop

 

Gente

 

Charlie Chaplin (1889-1977). Para muitos, o maior gênio da comédia de todos os tempos. Poucos conhecem, entretanto, o seu talento musical. Chaplin costumava compor os principais temas da trilhas sonoras de seus filmes. Neste vídeo, o fundo musical é Smile, composta por Chaplin para o clássico Tempos Modernos.

 

A baiana Gabriella Rocha, vice-Miss Brasil, estudante de Publicidade, em fotografia de Guto Esteves para a Revista Yacht.

 

 

Humor

 

Biografias

 

Guitarristas

 

 

Busca Temática