Ciência da Computação

 

 

Busca Temática

 

História da Informática

Em Cronologia

Os primórdios da Informática mescla-se com o desenvolvimento da matemática e a evolução das comunicações. De certa forma, todo o conhecimento humano une-se hoje em ambientes de tecnologia de informação.

O ábaco foi a primeira tecnologia de cálculo conhecida. Iniciou-se com a contagem de pedrinhas e aperfeiçoou-se no Oriente. Até o final do século 20, o soroban, o ábaco japonês, e o milenar suanpan, o ábaco chinês, eram ensinados nas escolas desses países.

No início do século 17, o clérigo inglês William Oughtred criou a primeira régua de cálculo.

Em 1642, Blaise Pascal inventou o pascaline: a primeira calculadora mecânica, que pode ser entendida como o primeiro computador analógico.

Em 1673, o matemático alemão Leibniz construiu uma máquina de calcular mecânica com base na calculadora de Pascal, mas incluindo multiplicação.

Em 1822, o matemático inglês Charles Babbage desenvolveu o projeto de um computador mecânico, utilizando o método das diferenças, mas não o construiu. Somente em 2002, em Londres, seu mecanismo foi finalmente construído de acordo com o projeto original. O Difference Engine Nº 2 consiste de oito mil peças, pesa cinco toneladas e tem 3,3 metros de comprimento.

Em meados do século 19, o matemático inglês George Boole desenvolveu um sistema algébrico com base em operações de lógica matemática. Esse sistema é a base das operações computacionais atuais, em destaque, operações binárias.

Em 1880, o norte-americano Herman Hollerith criou um processador de dados eletromecânico, utilizando cartões perfurados para inserir dados.

Em 1930, o engenheiro Vannevar Bush desenvolveu um computador com válvulas.

Durante a Segunda Guerra Mundial, muitos cientistas foram envolvidos no desenvolvimento de um computador eletrônico digital, para auxiliar nos esforços de guerra.

Em 1946, os engenheiros norte-americanos J. W. Mauchly e J. P. Eckart Jr construíram o primeiro computador eletrônico digital: o Eniac (Electronic Numerical Integrator and Computer). Foi usado no desenvolvimento da bomba atômica.

Em 1948, o matemático Norbert Wiener (1894-1964), professor do MIT - Instituto de Tecnologia de Massachusetts, lançou o livro Cybernetics, explorando filosoficamente a comunicação e o controle entre animais e máquinas. Em 1956, o MIT também desenvolveu o primeiro computador com base em transistores.

No início do anos 1970, circuitos integrados tomaram o lugar dos transistores individuais. A Intel lançou os primeiros processadores que permitiram o desenvolvimento de microcomputadores.

Em 1977, Steve Wozniak e Steve Jobs, que fundaram a Apple no ano anterior, lançaram o Apple II, o primeiro microcomputador mundialmente popular.

Em 1981, a IBM lançou o personal computer (PC) com um sistema operacional fornecido pela Microsoft: o DOS. O PC estabeleceu padrões para os futuros microcomputadores.

Em 1986, a NSF (U.S. National Science Foundation) iniciou o desenvolvimento dos primeiros backbones da Internet.

Em 1991, Linus Torvald lançou a primeira versão do sistema operacional Linux com código aberto. Nos anos 2000, os softwares livres invadiram as empresas e os serviços públicos.

Em meados dos anos 1990, os processadores pentium, da Intel, junto com o Windows de 32 bits, transformam os microcomputadores na principal ferramenta da tecnologia de informação. Os PC inundaram as empresas.

Em 1995, o termo Internet tornou-se oficial e surgiram os primeiros provedores para o público comum, contratados pela NSF. Estabeleceu-se os princípios comerciais para a concessão de domínios. No Brasil, os primeiros provedores comerciais surgiram no final do ano, quando a Embratel liberou o acesso.

Nos anos 2000, o Google (fundado em 1998) tornou-se o mecanismo de busca dominante. A publicidade online tomou grandes dimensões. As conquistas e abrangência da empresa ainda surpreendem os mais otimistas.

No início do século 21, a Internet tornou-se tão essencial quanto a energia elétrica. Os celulares são a porta para qualquer informação, a qualquer hora, de qualquer lugar. Lidar com o excesso de informações é um desafio.

Por Jonildo Bacelar, editor do Guia Geográfico.

 

O ENIAC, o primeiro computador digital, em 1946, ocupava uma grande sala. A fantástica realização da época tem várias vezes menor poder de processamento que um telefone celular atual.

 

 

Bibliotecas

 

 

Universidades

 

Pesquisa Escolar

 

Ciência da Computação

 

ENIAC

 

Internet

 

 

Tecnologia Informação

 

Informática

 

Copyright © Guia Geográfico - Busca Temática - Informática, faculdades de TI. Centro de Pesquisa e dados históricos

 

 

 

Busca Temática