Ciência da Computação

 

História da Informática

Em Cronologia

Os primórdios da Informática mescla-se principalmente com o desenvolvimento da matemática e a evolução das comunicações. De certa forma, todo o conhecimento humano une-se hoje em ambientes da tecnologia da informação.

O ábaco foi a primeira tecnologia de cálculo conhecida. Iniciou-se com a contagem de pedrinhas e aperfeiçoou-se no Oriente. Até o final do século 20, o soroban, o ábaco japonês, e o milenar suanpan, o ábaco chinês, eram ensinados nas escolas desses países.

No início do século 17, o clérigo inglês William Oughtred criou a primeira régua de cálculo.

Em 1642, Blaise Pascal inventou o pascaline: a primeira calculadora mecânica, que pode ser entendida como o primeiro computador analógico.

Em 1673, o matemático alemão Leibniz constrói uma máquina de calcular mecânica com base na calculadora de Pascal, mas incluindo multiplicação.

Em 1822, o matemático inglês Charles Babbage desenvolve o projeto de um computador mecânico, utilizando o método das diferenças, mas não o constrói. Somente em 2002, em Londres, seu mecanismo foi finalmente construído de acordo com o projeto original. O Difference Engine Nº 2 consiste de oito mil peças, pesa cinco toneladas e tem 3,3 metros de comprimento.

Em meados do século 19, o matemático inglês George Boole desenvolve um sistema algébrico com base em operações da lógica matemática. Esse sistema é a base das operações computacionais atuais, em destaque, operações binárias.

Em 1880, o norte-americano Herman Hollerith cria um processador de dados eletromecânico, utilizando cartões perfurados para inserir dados.

Em 1930, o engenheiro Vannevar Bush desenvolve um computador com válvulas.

Durante a Segunda Guerra Mundial, muitos cientistas são envolvidos no desenvolvimento de um computador eletrônico digital, para auxiliar nos esforços de guerra.

Em 1946, os engenheiros norte-americanos J. W. Mauchly e J. P. Eckart Jr constroem o primeiro computador eletrônico digital: o Eniac (Electronic Numerical Integrator and Computer). Foi usado no desenvolvimento da bomba atômica.

Em 1948, o matemático Norbert Wiener (1894-1964), professor do MIT - Instituto de Tecnologia de Massachusetts, lançou o livro Cybernetics, explorando filosoficamente a comunicação e o controle entre animais e máquinas. Em 1956, o MIT também desenvolve o primeiro computador com base em transistores.

No início do anos 1970, circuitos integrados tomam o lugar dos transistores individuais. A Intel lança os primeiros processadores que permite o desenvolvimento de microcomputadores.

Em 1977, Steve Wozniak e Steve Jobs, que fundaram a Apple no ano anterior, lançam o Apple II, o primeiro microcomputador mundialmente popular.

Em 1981, a IBM lança o personal computer (PC) com o sistema operacional da Microsoft: o DOS. Estabelecem-se os padrões para os futuros microcomputadores.

Em 1986, a NSF (U.S. National Science Foundation) iniciou o desenvolvimento dos primeiros backbones da Internet.

Em 1991, Linus Torvald lança a primeira versão do sistema operacional Linux com código aberto. Nos anos 2000, os softwares livres invadem as empresas e os serviços públicos.

Em meados dos anos 1990, os processadores pentium, da Intel, junto com o Windows de 32 bits, transformam os microcomputadores na principal ferramenta da tecnologia de informação. Os PC inundam as empresas.

Em 1995, o termo Internet torna-se oficial e surgem os primeiros provedores para o público comum, contratados pela NSF. Estabelece-se os princípios comerciais para a concessão de domínios. No Brasil, os primeiros provedores comerciais surgiram no final do ano, quando a Embratel liberou o acesso.

Nos anos 2000, o Google (fundado em 1998) torna-se o mecanismo de busca mais popular da Terra. A publicidade online toma dimensões além da imaginação. As conquistas e abrangência da empresa ainda surpreendem os mais otimistas.

No início do século 21, a Internet torna-se tão essencial quanto a energia elétrica. Os celulares são a porta para qualquer informação, a qualquer hora, de qualquer lugar. Lidar com o excesso de informações é o nosso próximo desafio.

Por Jonildo Bacelar, editor do Guia Geográfico.

 

Busca Temática

 

TI em Universidades

Ciência da Computação, UFBA

UFRJ Dep. Ciência da Computação

UFPR Informática, Curitiba

Ciência da Computação, Campina Grande

HCI at Stanford University

Penn State College of Information Sciences

 

 

Universidades

 

O ENIAC, o primeiro computador digital, em 1946, ocupava uma grande sala. A fantástica realização da época tem várias vezes menor poder de processamento que um telefone celular atual.

 

Pesquisa Escolar

 

Temas

Internet

Mecanismos de Busca

Notícias de Informática

Open Source

Segurança

Pesquisa Científica

Tecnologia

Tim Berners-Lee

Universidades no Brasil

 

ENIAC

 

Internet

 

Instituições e Pesquisa

Laboratório Nac. de Computação Científica

IEEE Computer Society

NSF, Information Science & Engineering

Computer History Museum

Watson Research Center, IBM

Mais Ciências

 

Mecanismos de Busca

 

Tecnologia Informação

 

Informática

 

Copyright © Guia Geográfico - Busca Temática - Informática, faculdades de TI. Centro de Pesquisa e dados históricos

 

Ciência da Computação

 

 

Busca Temática