Espiritismo e Espiritualismo

 

O Espiritismo e o Espiritualismo são doutrinas filosóficas e religiosas que se baseiam na crença de que almas podem interagir com os vivos, através de um médium.

A crença em espíritos é provavelmente tão antiga quanto a religião. Suas referências podem ser encontradas, por exemplo, no Hinduísmo, na antiga filosofia grega e na Bíblia (livros de Samuel e Mateus).

O moderno Espiritualismo ocidental ganhou impulso nos Estados Unidos, a partir de 1948, quando uma família de fazendeiros de Hydesville, N.Y. relatou estranhos fenômenos que ocorriam durante a noite. Kate Fox, a filha do proprietário disse que se tratava do espírito de um homem que havia sido assassinado na casa e com o qual ela estabeleceu um processo de comunicação. A prática espalhou-se por outras regiões, chegando até parte da Europa.

O Espiritismo foi fundado pelo francês Hippolyte Léon Denizard Rivail (1804-1869) que estruturou suas crenças inicialmente em "O Livro dos Espíritos", publicado em 1857, em Paris, sob o pseudônimo de Allan Kardec. Outras obras se seguiram. Rivail era um acadêmico, com várias trabalhos publicadas anteriormente, e tentou dar ao Espiritismo um caráter científico (sem sucesso). Sua obra tem raízes no Espiritualismo, incorporou o conceito de encarnação e mostrou sua relação com o Cristianismo. Seus ensinamentos transformou-se em religião com grande número de seguidores na França e no Brasil, frequentemente chamada de Kardesismo.

Também são consideradas religiões espiritualistas: Candomblé, Umbanda e algumas religiões orientais.

Mais: Irmandades Negras►

 

Oxala

 

 

 

 

 

Representação de Oxalá, o pai de todos os orixás. As divindades de origem africana são cultuadas no Brasil através de religiões espiritualistas como o Candomblé (popular na Bahia) e a Umbanda (popular no Rio de Janeiro), num processo de sincretismo religioso.

 

 

Busca Temática

 

Busca Temática

Religião

 

Copyright © Guia Geográfico - Origens do Espiritismo e Espírita Alan Kardec

 

 

 

Jota Freitas

 

 

 

Espiritismo e Espiritualismo