Horóscopo e Astrologia

 

Astrologia é o estudo da influência dos astros sobre o destino e o comportamento humano, normalmente sem o uso de métodos científicos. Horóscopo é o diagrama das posições relativas dos astros, num determinado momento, usado para fins da astrologia.

Até por volta do século 17, astronomia e astrologia eram estudadas em conjunto. Johannes Kepler (1571-1630), que formulou importantes leis físicas do movimento dos planetas, foi também astrólogo e costumava fazer previsões para o imperador Rodolfo II.

 

Capricórnio:

Aquário:

Peixes:

Áries:

Touro:

Gêmeos:

Câncer:

Leão:

Virgem:

Libra:

Escorpião:

Sagitário:

Signos do Zodíaco

22 de dez a 19 de jan

20 de jan a 18 de fev

19 de fev a 20 de mar

21 de mar a 19 de abr

20 de abr a 20 de mai

21 de mai a 21 de jun

22 de jun a 22 de jul

23 de jul a 22 de ago

23 de ago a 22 de set

23 de set a 22 de out

23 de out a 22 de nov

22 de nov a 23 de dez

 

 

 

Gente

 

 

 

As Constelações do Zodíaco e os Signos

O zodíaco é uma faixa no firmamento de 9° de largura, estendendo-se em ambos os lados da eclíptica (o plano da órbita terrestre em torno do Sol, que coincide com a aparente trajetória anual do Sol, como vista da Terra). A órbita da Lua e dos planetas também estão no zodíaco.Sagitario

Os antigos gregos deram o nome de círculo do zodíaco (zōdiakos kyklos) a esta região do firmamento, porque a maioria das constelações envolvidas representam animais (zōdia). O zodíaco é dividido em 12 partes de 30°, cada uma representando um signo com o nome de uma das constelações.

Atualmente, entretanto, os signos não correspondem mais à constelação astronômica na qual o Sol realmente aparece, mas os astrólogos ainda usam as antigas referências. Por exemplo, se você nasceu em 1° de janeiro, os astrólogos dizem que você é de capricórnio, entretanto, o Sol estava realmente em sagitário.

Essa alteração ocorre porque o eixo de rotação da Terra modifica-se muito lentamente, ao longo dos séculos, devido ao fenômeno chamado de precessão do equinócios*. Trata-se de um movimento cíclico da Terra, em que os equinócios deslocam-se ao longo da eclíptica, na direção oeste. Seu período é de cerca de 25.800 anos. Assim, aproximadamente a cada dois mil anos, seu signo cai numa casa anterior.

Os bons astrólogos sabem disso e fazem as correções correspondentes no horóscopo. Não esqueça, entretanto, que se você nasceu sob o signo de escorpião, o Sol estava mesmo sob a constelação de libra.

O período tradicionalmente atribuído a cada signo não corresponde, em geral, ao real. Além disso, existe ainda a constelação do Serpentário, que injustamente ficou fora do Zodíaco normalmente adotado.

Cuidado com as previsões dos astrólogos, pois elas estão destinadas a falhar.

* Equinócio é o ponto da órbita da Terra em que se registra igual duração do dia e da noite.

 

Temas Esotéricos

Hinduísmo

Grafologia

Numerologia

Xamanismo

Temas Místicos

 

Par de relógios astronômico (em cima) e astrológico (embaixo), do século 15, instalados na antiga prefeitura de Praga, República Tcheca

 

 

Círculo do zodíaco no piso de uma antiga sinagoga do período bizantino (cerca do século 5), na cidade bíblica de Hammat Tiberias, em Israel (foto divulgação).

 

Praga

 

 

Busca Temática

 

Busca Temática

 

Zodiaco

 

 

 

Budismo

 

 

 

 

Copyright © Guia Geográfico - Busca Temática - Astrologia

 

Mitologia Grega

 

Saúde

 

Religião

 

Horóscopo e Astrologia

 

Signo

Terapia

 

Zodiaco