Saúde

 

Saúde não é apenas a ausência de doença, mas o bem-estar biopsíquico e social (definição da Organização Mundial de Saúde)

 

Mau Colesterol (o LDL)

( Você não vive sem ele )

A expressão mau colesterol não tem real razão de ser.

LDL e HDL são, na verdade, lipoproteínas que transportam colesterol. Ambas com funções importantes para o corpo.

Colesterol é uma substância gordurosa presente no plasma sanguíneo e em todos os tecidos do corpo. Ele é essencial à vida. É o componente primário das membranas que envolvem todas as células. É também um dos compostos que entram na síntese da bile, de hormônios esteroides e da vitamina D. Colesterol é importante para você.

A maior parte do colesterol presente no fluxo sanguíneo é sintetizado naturalmente pelo próprio corpo. Outra parte é ingerida na dieta normal. Nosso corpo tem um sistema de controle natural que regula a quantidade de colesterol presente no sangue. A necessidade de colesterol varia de pessoa para pessoa, por exemplo, atletas possuem naturalmente mais colesterol no sangue.

As lipoproteínas do tipo LDL (Low-density lipoprotein) transportam o colesterol produzido no fígado até os vários tecidos do corpo, onde ele é necessário. As lipoproteínas do tipo HDL (High-density lipoprotein) podem possivelmente transportar o excesso de colesterol, não utilizado, de volta para o fígado.

Pesquisas indicam que altos níveis de colesterol, ligado à LDL, é uma importante causa do entupimento de artérias (aterosclerose). O colesterol ligado à HDL ajuda a reduzir ou a retardar esse processo. Exercícios moderados e regulares podem também reverter naturalmente a aterosclerose.

Por Jonildo Bacelar

 

 

Acupuntura

Boa Forma

Cardiologia

Estudos da Mente

Fisioterapia

Homeopatia

Hospitais

Instituições de Saúde

Medicina do Esporte

Nutrição

Oftalmologia

Ortopedia e Traumatologia

Reprodução Humana e Sexologia

Terapias

Transplantes

Tratamentos Alternativos

 

Jogo de xadrez, um saudável exercício que ajuda a manter a saúde mental por toda a vida.

 

Hospital
José Correia Picanço

 

Hospital São Rafael de Salvador, Bahia. Um centro de excelência em Biotecnologia e terapia celular.

 

 

 

Dietas

 

Criança

 

Esportes

 

O doutor pernambucano José Correia Picanço (1745 - 1823), pintura em óleo de autor desconhecido. Picanço, o Barão de Goiana, nasceu na vila de Goiana, em Pernambuco. Ele foi o proponente da fundação das primeiras escolas de medicina do Brasil, na Bahia e no Rio de Janeiro.

Ele recebeu o grau de Doutor em Medicina, em Paris. Em 1771, foi nomeado professor de Anatomia da Universidade de Coimbra. Chegou em Salvador, em 1808, como cirurgião-mor do Reino, junto com a Corte Portuguesa, vinda de Lisboa.

 

Boa Forma.

 

Spas

 

Saude

 

Copyright © Guia Geográfico - Planos de Saúde, Práticas saudáveis. Ana Néri.

 

 

Busca Temática

 

Saude Mental

 

Busca Temática

 

Correr Boa Forma

 

Saúde

 

Gente

 

Terapias

 

 

 

 

Yuri Arcurs

 

 

 

 

 

 

 

Divulgação