Estudos da Mente

Centenas de definições têm sido propostas para a mente. Todas insatisfatórias, incompletas ou demasiadas abrangentes. A mente é provavelmente a parte mais incompreendida e estudada do ser humano.

Alguns autores citam que usamos apenas 10% do cérebro, em geral, são os mesmo autores que conhecem apenas 10% de seu funcionamento (veja mais: Learning How Little We Know About the Brain). O cérebro humano é, talvez, o órgão de maior custo de manutenção e a evolução biológica não costuma premiar inutilidades.

Os humanos estão entre os seres melhores adaptados ao Planeta Terra, vivendo tanto em áreas desérticas e calor escaldante até em regiões de frio glacial. O cérebro é certamente o principal responsável por tamanha adaptabilidade. Os humanos são também seres de grande sociabilidade, o que requer imenso uso mental.

O Aurélio indica várias definições para a mente: intelecto, pensamento, entendimento, alma, concepção, imaginação e outras.

Mais: Quando a inteligência atrapalha

 

e do Comportamento

 

Existem evidências promissoras indicando que podemos manter nossas memórias intactas, em idades avançadas, quando permanecemos mentalmente ativos.

- Dr. M. Lachman, Fellow at The Center for Advanced Study in the Behavioral Sciences at Stanford University

 

 

 

O médico e cientista baiano Juliano Moreira (1872-1933), um dos pioneiros da Psiquiatria no Brasil. Ele nasceu, em Salvador, em 6 de janeiro de 1872. Um dos fundadores da Academia Brasileira de Ciências, diretor do Hospital dos Alienados do Rio de Janeiro, quando aboliu o uso de coletes, grades e camisas de força. Foi redator e contribuiu com vários artigos para a Gazeta Médica da Bahia.

 

 

Sigmund Freud (1856-1939). Um dos mais influentes estudiosos da mente humana, considerado o pai da Psicanálise.

 

 

Psiquiatra

 

O programa de tortura dos Estados Unidos foi defendido por psicólogos estadunidenses

Segundo o jornal The New York Times, o programa de tortura da CIA - Pentágono, implementado após o ataque de 11 de setembro de 2001, foi defendido por psicólogos estadunidenses e pela American Psychological Association, incluindo seu diretor Ética, apesar de protestos de profissionais de saúde da própria CIA. O governo Bush jogou os Direitos Humanos no lixo para buscar os culpados do ataque terrorista.

 

Terapias

 

Sono

 

Saúde

 

Busca Temática

 

Copyright © Guia Geográfico - Saúde, Psicologia e Psiquiatria.

Busca Temática

 

Freud

 

Estudos da Mente