Psicoterapia

 

A Difícil Sobrevivência das Moscas Inteligentes

(e a comparação com os gênios humanos)

Em 1982, Joel White, um estudante da Universidade do Kansas, investigava a rápida adaptação das moscas ao meio ambiente. White depositou várias gotas de água com açúcar sobre uma mesa, mas algumas gotas, em intervalos regulares, tinham mais açúcar que as demais. As moscas logo aprenderam o padrão e, depois de algum tempo, iam direto àquelas gotas mais doces, sem experimentarem as demais.

Em 2008, pesquisadores da Universidade de Lausanne, publicaram um artigo sobre moscas ainda mais inteligentes, selecionadas e procriadas por várias gerações. Essas moscas geniais resultantes mostravam memória e habilidades cognitivas muito superiores às moscas comuns. Entretanto, quando as moscas geniais foram colocadas em um mesmo ambiente com moscas comuns e pouca comida, as moscas comuns sobreviveram mais que as geniais.

Seria a genialidade uma burrice?

Pessoas muito inteligentes, que trabalham em grandes empresas, costumam se sentir injustiçadas. Aqueles que chegam aos altos escalões são, em geral, os bajuladores. Para chegarem lá, os gênios precisam montar suas próprias empresas, como fizeram Bill Gates, Steve Jobs, Jeff Bezos, Larry Page, Zuckerberg e Ray Kroc (McDonald's).

Scott Adams, autor das geniais tiras de Dilbert, trabalhou sem grande reconhecimento até que lançou suas tiras cômicas, mostrando o quanto estúpido pode ser o seu chefe.

Às vezes é preciso ser um gênio para reconhecer outro. Albert Einstein era tido como um retardado na infância. Foi reprovado na primeira tentativa de entrar na universidade. Depois de formado teve grande dificuldade para conseguir emprego. Em 1905, publicou quatro artigos revolucionários, mas demorou alguns meses até que Max Planck os lesse e divulgasse para a comunidade científica que aqueles artigos tinham grande valor. Foi necessário um gênio reconhecido (Max Planck) para apresentar outro gênio (Einstein), então desconhecido.

Por Jonildo Bacelar

 

Busca Temática

 

 

 

 

Busca Temática

 

Terapias

 

Familia Psicologia

 

Humor

 

 

Sono

 

Saúde

 

Copyright © Guia Geográfico - Saúde, Terapeutas, Medicina Comportamental.

 

Gente

 

Psicoterapia