Veículos

 

 

 

O Jeep pernambucano fabricado no Polo Automotivo de Goiana, em Pernambuco, modelo Renegade. Essa fábrica de Pernambuco e o complexo industrial da Ford, na Bahia, estão entre os maiores investimentos da indústria automobilística do Brasil, deste século.

 

Henry FordA Fé de Henry Ford

Artigo do escritor pernambucano Austregésilo de Athayde (1898-1993) para a revista O Cruzeiro, de 26 de abril de 1947, publicado cerca de três semanas após a morte do fundador da Ford.

Estive durante três dias como hóspede de Henry Ford em Dearborn, nas vizinhanças de Detroit. Foram longas palestras, entretidas durante as refeições e nos passeios e visitas que juntos fizemos às fábricas e arredores daqueles sítios. Ford era espiritualista e filósofo.

Os temas preferidos das conversas comigo foram os mais surpreendentes para mim.

Ao invés das reformas industriais, dos seus novos métodos de construção em série, das suas concepções sobre os salários e da maneira pela qual criou o grande império manufatureiro de que era exclusivo senhor, o magnata não se cansava de versar os problemas do espírito.

Acreditava na metempsicose e assegurou-me que nele estava encarnado um dos seus avós que em vida se preocupara com o problema das comunicações por meio de máquinas.

Dizia-o com toda a seriedade e grande convicção, posta nas palavras e nos gestos, com o poder de afirmação que emanava dos seus olhos, dotados de extraordinária força de mando.

* * *

"O progresso não tem limites, senão os que são estabelecidos pelas potências da natureza. Nesse particular, porém, encontramo-nos como crianças nas praias do oceano. Conhecemos apenas superficialmente as possibilidades que Deus nos oferece para que cheguemos ao completo domínio do mundo".

Disse-me isso a propósito da circumnavegação aérea da terra que os seus patrícios Gath e Post haviam concluído em alguns dias de voo. "Não será talvez para o meu tempo, mas o senhor verá a façanha desses dois pilotos ultrapassada por alguém que saindo de New York às seis da manhã voltará ao ponto de partida antes de vinte e quatro horas. Terá ganho assim o páreo com a luz do sol".

E depois? perguntei. "Depois, outros homens procurarão reduzir esse "record" e buscarão nos espaços interplanetários o campo de velocidade para os seus aparelhos".

* * *

"Tudo o que o homem concebe é realizável de alguma forma", disse-me o filósofo, "porque a ideia é a parte mais considerável da realidade". Essa afirmação foi feita diante da minha dúvida de que os planetas estivessem dentro do alcance das máquinas fabricadas pelos homens. Ford achava as distâncias entre a Terra e os seus companheiros do sistema solar relativamente diminutas para dentro de dois séculos.

E depois de todas essas conquistas, que será, afinal, do homem? indaguei.

Ford pensou um pouco e respondeu: "Poderá dar-se que criemos uma nova natureza física, através de mutações que se processam indefinidamente. No minuto seguinte, nenhum dos seres vivos é idêntico ao que era no minuto anterior.

Operam-se tais transformações dentro de nós, no transcurso de um segundo, que o homem do século dez mil será mais diferente do da nossa era de que o somos dos primatas".

Ford foi em todo o sentido um revolucionário, rebelde às fórmulas consagradas e às ideias assentes. Toda a sua fé reservava à infinita capacidade criadora do espírito humano.

Mais: História do Automóvel

 

 

O carro mais antigo do Brasil no desfile de comemoração dos 400 anos de fundação da Cidade do Salvador, em 1949. Esse carro, um Clément-Panhard, foi adquirido pelo engenheiro José Henrique Lanat, por volta de 1899, chegou em Salvador em fevereiro de 1900, ainda existe e participa de exposições de carros antigos. Hoje, pertence ao acervo do Museu da Santa Casa da Misericórdia da Bahia.

O primeiro carro urbano de autopropulsão a rodar com sucesso, no Brasil, também estreou em Salvador. Funcionava a vapor e foi adquirido, em 1871, pelo jurista baiano Francisco Antonio Pereira Rocha, um dos empresários da Companhia do Queimado, que construiu o primeiro sistema de água encanada do Brasil. Saiba mais sobre os Thomson road steamers do Brasil

 

Jeep

 

Busca Temática

 

Urbanismo

 

O Ford KA fabricado em Camaçari, na Bahia.

 

Ford Bahia

 

Carro antigo Brasil

 

Primeiro automovel Brasil

 

Viagem

 

Automobilismo

História do Automóvel

Instituições

Montadoras

Motos

Notícias sobre Veículos

Transporte

 

 

 

Carro mais antigo Brasil

 

 

Copyright © Guia Geográfico - Veículos Automotores e Seguros de Carros.

 

 

Carros

 

Veículos

 

Mapas do Brasil e do Mundo

 

Busca Temática

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Divulgação